sábado, 27 de junho de 2009

MIRROR NEURONS existem! eis a prova!

E ai galera... demorei pra voltar né....
mas tenho meus motivos como o compromisso acadêmico, alguns problemas pessoais e claro os festejos juninos que eu resolvi afundar o pé... rsrs (aiiiiiii xicãããããooooo; o menininha cadê seu pai?; cross fox.. absoluta... kkkkkk... xei... xei de gaia) dentre outras tantas resenhas que são necessárias para renovar as energias.
Pois ai então resolvi mostrar sobre o publicado com os neurônios espelhos, técnica a qual resolvi aplicar aqui no estágio de neurologia na clínica escola da UESB.
Então utilizei com dois pacientes com cerca de 68 anos vítimas de AVE um filme gravado com atividades funcionais como: rolar, sentar e levantar, marcha, atividade motora fina e mímica facial.
O tratamento se embasou na visualização do vídeo pela paciente em casa durante 3 semanas, todos os dias e logo após a visualização a paciente foi instruida a realizar as mesmas atividades, além de 6 seções de fisioterapia baseada em PNF em MMSS e MMII.
O primeiro vídeo abaixo, de uma paciente com hemiplegia a esquerda, é do início do tratamento quando foi gravado o primeiro vídeo, entretanto a única atividade funcional que consta é a de rolar para comparação do vídeo posterior, porque o tratamento evoluiu bastante e a paciente necessitava de uma estimulação com atividades mais complexas, mas o colega Gabriel que vem dando continuidade ao trabalho gravou a atividade de rolar e assim realizei a comparação.
1º Vídeo


Esse segundo trata-se da mesma paciente pais o tratamento supra citado, apesar de ser incrementado o PNF no tratamento, podemos perceber a precocidade da evolução do quadro bem como a qualidade do movimento.
2º Vídeo





O outro paciente se beneficiou bastante com o mesmo tratamento, entretanto o período curto de estágio (mês por área) é algo que nos impede dar continuidade ao trabalho.
O próximo passo, agora no estágio de pediatria, é aplicar o mesmo fundamento em uma criança de 5 anos com uma hemiplegia espástica D e uma negligência grave, o grande desafio será prender a atenção da criança ao vídeo, ja pensei em gravar o vídeo com ele brincando com alguma música da xuxa de fundo (rsrs) ou outra qualquer de preferência. Se alguém tiver alguma sugestão agradeço muito.


Valeu galera ... até a próxima e desculpe o atraso justificado!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. olá Venício,
    Curiosamente estou terminando de traduzir um artigo sobre neurônios espelho. è um artigo bem legal, pois dá bastante ênfase na neurofisiologia dos neurônios espelho. Assim que terminar passo aqui e deixo o link pra galera que quiser baixar.
    Grande abraço
    Humberto

    ResponderExcluir
  2. Valeu mestre, passe mesmo... contibuição científica sempre é bem vinda!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens venicio.. Muito bom... vou difundir essa tecnica entre meus colegas para podermos aplicar quando chegarmos no estagio, interessante como podemos as vezes com um pouco de boa vontade evoluir muuiittoo o paciente!! Parabens mesmo....

    ResponderExcluir